Uerj Sem Muros

No dia 22 de setembro de 2011 apresentamos no “UERJ sem Muros” o pôster: Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial, humanizando relações” – trabalho que divulgou as atividades desenvolvidas por este projeto de extensão.
O ano de 2011 do Laboratório Gestáltico: perspectiva fenomenológico-existencial em clínica, pesquisa e atenção psicossocial com a roda de conversa intitulada “Trabalho Humanitário: uma demanda de nosso tempo?” onde começamos a lidar com a temática que orienta nosso trabalho e este ano. Vivemos grandes catástrofes no Rio de Janeiro e no mundo: relacionadas à deterioração da natureza que nos cerca e ao processo de exclusão social presente nas sociedades nas quais estamos inseridos... A quebra ou ruptura das relações afetivas, econômicas e da rede de suporte social são os resultados mais imediatos destes acontecimentos. Intervenções de órgãos não governamentais e de instituições de cunho filantrópico se propagam, onde psicólogos e profissionais das mais diversas áreas, bem como leigos se inserem. A reflexão sobre essa inserção se faz sempre necessária, delineando os limites e possibilidades de sua atuação. Tendo como eixo central de reflexão essas questões, trouxemos para conversar conosco alguns profissionais da área de saúde a fim de que nos contassem suas experiências e nos proporcionassem subsídios para formas de intervenções possíveis diretamente ligadas as populações afetadas. No segundo semestre oferecemos, pelo segundo ano consecutivo, o mini-curso “A arte de ser terapeut: humanizando relações" pois o meio acadêmico pouco favorece o desenvolvimento desse tipo de conhecimento, dai considerarmos importante preenchermos essa lacuna na formação dos alunos e profissionais de saúde, mesmo que de forma embrionária, estimulando-os nesse caminho de apreensão do vivido, de resgate de uma humanidade “perdida”.  A humanização das relações no campo da assistência em saúde, inclusive, é uma política nacional, daí acreditarmos na importância do tema.
Equipe do Laboratório: Eleonôra Torres Prestrelo (coordenadora), Laura Cristina de Toledo Quadros (vice-coordenadora), Maria Eduarda Nascimento dos Santos (estagiária bolsista) e Rafaelle Cristine Diogo Melo (estagiária não bolsista)
.

 

 

Página Inicial

2011© Laboratório Gestáltico UERJ